Desmontagem do despertador

1. Ancora
2. Roda segunda
3. Roda de escape do alarme
4. Roda centro
5. Roda motora (onde fica enrolada a corda)
6. Roda motora da soneria (alarme)
7. Roda das horas
8. Roda de transmissão
9. Roda de escape
10.
11. Martelo
12. Volante
13. Carrete dos minutos
14. Roda do disparo da soneria
15. Cabelo (espiral) Balanço
16. Sinete
17. Botão de ajuste das horas e alarme
18. Parafusos
19. Haste do disparo

A desmontagem e montagem do despertador é muioto importante para o aprendiz,pois isto possibilita o conhecimento do funcionamento dos relógios ja que basicamente o sistema de funcionamento é o mesmo.

Se não for não for possivel conseguir um despertador usado e de preferencia antigo,podemos treinar em alguns relogios velhos de pulso ou de bolso.

uma coisa pode ter certesa,foi por este caminho que a maioria dos relojoeiros começaram suas carreiras de relojoeiro.

Por serem as peças do despertador bem maiores que as do relógio de bolso ou de pulso isso torna bem mais fácil a tarefa de desmontar ou montar o mecanismo.
É possivel desmontar um despertador sem o auxílo da lupa,porém isso não significa que sua tarefa seja mais comoda pois as peças são igulmente frageis e podem quebrar-se ao menor descuido.
Os relogios despertadores de um modo geral tem mecanismo semelhante diferindo em pequenos detalhes de fabricação,s
endo assim é nicessario ao desmontar o despertador esaminar antes sua pratre exterior a fim de verificar como se deve proceder para retira-lo de dentro da caixa.

Para retira o despertador de desntro da caixa retire os botoes de acertar os ponteiros 17 .verifique se são rosqueados,se forem e so destorcer.
Retire-os puxando com os dedos indicador e polegar. se estiver muito preso use um alicate de pontas finas ou de corte,agarrando pela sua base puxando para cima em sentido reto.
Retire as duas chaves de dar corda,girando em sentido anti-horario.

Retire os parafuso da tampa traseira.se estiver presa so por pressao faça uso do canivete de relojoeiro para retirar a tampa,com pequinos movimentos de torçao com cuidado para não danificar a caixa.
Retire os dois pes de apoio xaso estejam presosao mecanismo pelolado de dentro.se estiverem preso por meio de gramos ou rebite não há necessidade de retira-los.

Antes de retira as ponteiro forre o mostrador com um papel colocado entre os ponteiros e o mostrador afim de não arranhar o mostrador,como fazmos com os relogio de bolso ou de pulso.

Pra retirar os ponteors use um alicatede pontas finas ou coute fazendo um leve movimento de rotação da direita para a eaquieda ao memo tempo que puxa para cimaem sentido vertical.se estiverm mujito presos coloquie um puoco de olei afim de amolece-lo.
Retire o mostrador e guarde em lugar separado das outras peças para protege-lo.
Geralmente os montrador é proso pelolado de dentro da platina superios por meio de granpos.em alguns tipos pode ser preso por parafusos ou passador de pressão.
Retire o causo que prende o cabelo no pitao e o deixe livre,em seguida afruoxe um puco o parafuso que pende o eixo do balanço ate soltado da platina e em seguida retire o balanço com uma pinça e com todo cuidado.

Retiramdo o balnço a corda desanda totalmente,para descaregar a corda do alarme basta colocar o relogio para despertar ate desenrolar a coda toda.

Uma vez sescarregada a cord ela se sistende consideravemente,o que torna dificil monta o despertaqdor,poque as espiras dificultam a colocaçao das roda por isso a maneiroa mais uasada é se amarrare a corda.

Isto pode ser feirto carretando toda corda ate o fim e fazdnso parssar em toda sua volta um arami macio e resistente,amarranmdo fortemnte dcom um alicate.

Depois de amarrada descarrega-se para quw as espiras ainda contraidas se destendam comprletamente sobre as amarras feitas.

Depois disto retire:
1. Os parafuso que seguram a platina nas colunas.
A platina inferior
Retirando a platina as peças ficam soltas,prontas para serem retiradas.
a montagem do despertador porem voce ao iniciarmos devemo juntar primeiro as duas platina efixar um puco um parafuso em dois cantos daplatina e começar aencaixa as rodas em seus devido mancais(furos)e somente depois de todas no lugar apertamos definitivamente os parafuso da platina.

1 Comment:

  1. sahirahrabbitt said...
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